Entre todos os desafios que surgiram a partir da pandemia do novo coronavírus, a volta às escolas é um dos que mais suscita receios por parte tanto das autoridades quanto das famílias com crianças em idade escolar. Para assegurar este retorno em plena segurança para todas e todos há mudanças que têm que ser pensadas de forma a garantir o bem estar e cuidado com as infâncias.
Entendemos a cidade como território de aprendizagem, desenvolvendo projetos de relação das crianças com os lugares públicos junto às escolas como forma de ampliar o espaço da criança na cidade e criando ferramentas pedagógicas capazes de auxiliar a comunidade escolar em suas vivências extra muros.
Compreendendo a necessidade de adequação dos espaços escolares para a realização de atividades de maneira segura e saudável, propomos tornar a rua parte da escola e ampliar a segurança nas experiência pedagógicas e de mobilidade nessa retomada. Por que não pensar que nossas novas rotinas podem incluir ruas seguras tanto para caminhar e brincar, quanto para estudar?
Esta proposta pretende apoiar e construir de forma segura e sensível diretrizes que guiem e estruturem o regresso das crianças às instituições de ensino no momento em que for possível esse retorno.