A formação, desenvolvida como parte da grade de Cursos Livres oferecida pela Escola da Cidade, tem o intuito de reunir e discutir referências teóricas e práticas sobre a presença e o protagonismo das crianças nos territórios urbanos. Nos diversos encontros, grupos de aproximadamente 30 alunas e alunos, de variadas formações, e diversos territórios (as vantagens do formato virtual: alcançar quase todas as regiões do Brasil!) puderam partilhar, discutir referências e possibilidades de atuação em nossos contextos urbanos e conhecer as pesquisas e experimentos desenvolvidas pelo apē com relação às infâncias nas cidades.
Na edição de 2021, além de trabalhar projetos, programas e políticas públicas que constituem o cenário atual de pensamento e atuação na relação entre as infâncias e as cidades, discutiram-se os efeitos da pandemia, considerando os impactos nos espaços da cidade e na abordagem política que pode ser discutida no contexto da infância.
Ao longo dos anos de atuação do apē, os estudos e experiências em formações são partilhados com públicos diversos, compostos por educadoras e educadores, agentes socioambientais, estudantes, entre outros grupos. O curso livre faz parte da ampliação de todas essas partilhas para o formato continuado, implicando em nova organização de temas e tópicos de interesse e diversificação da metodologia.
Ano:
2020 / 2021
Local:
REMOTO
PARCEIROS:
Escola da Cidade