A partir do uso de ferramentas práticas como a caminhada, a escuta ativa, a observação e a memória, o território da comunidade Mauro II foi mapeado com crianças da região, acompanhadas de crianças da escola Carandá e do Programa Curumim do SESC Vila Mariana. O intuito, além da intervenção final, foi iniciar uma parceria entre a comunidade e as instituições envolvidas, reconhecendo o poder do diálogo na transformação do território e potencialização da sensação de pertencimento.
A Escadaria da Comunidade Mauro II une a Viela da Comunidade Mauro II (Rua Mauro) à Avenida José Maria Whitaker, na altura do número 2199, no bairro Vila da Saúde, São Paulo/SP.
Por onde passam pessoas a pé e motocicletas, a escadaria é um elemento marcante e importante para a Comunidade. Local de encontros e de conexões, é também a base para a Rua de Lazer Whitaker Mauro II: aos domingos esse trecho da Av José Maria Whitaker é aberto exclusivamente aos pedestres para eventos, esportes e encontros de lazer.
O projeto de apropriação e transformação da escadaria mobilizou educadores, famílias e crianças durante um processo que, ao longo de dois meses, incluiu diagnóstico, alinhamento de expectativas e intervenção lúdica com o apoio da comunidade e do artista João Guilherme, o “Cabeça de Xícara”.
O processo foi finalizado tendo como produtos a pintura da escadaria e fachadas adjacentes, pintura de piso com jogos e brincadeiras propostos pelas crianças e a execução de brinquedo com cordas na lateral da passagem. Além das intervenções, destaca-se a integração de diversas crianças da Mauro II, Carandá e Sesc Vila Mariana, suas famílias e a comunidade, no processo de pensar e fazer a cidade de maneira coletiva e atenta à participação das crianças.
Ano:
2022
Local:
Escadaria da Mauro II, Rua de Lazer José Maria Whitaker
São Paulo – SP
PARCEIROS:
SESC Vila Mariana
Carandá Educação
Cabeça de Xícara
Comunidade Mauro II
Rua de Lazer José Maria Whitaker
Crédito das fotografias:
Educadoras/es do apē