XIV CONGRESSO INTERNACIONAL
DE CIDADE EDUCADORAS

O projeto "Exploradores da Rua", realizado com escolas públicas de ensino infantil na cidade de São Paulo, foi experiência inspiradora no XIV Congresso de Cidades Educadoras, em Rosário, Argentina.

Por valorizar a utilização do espaço público e a convivência e o diálogo no ambiente urbano, o apē se fez presente no XIV Congresso de Cidades Educadoras, na cidade de Rosário, Argentina, para contar um pouco do projeto “Exploradores da Rua”. A experiência, realizada em parceria com escolas públicas de ensino infantil na cidade de São Paulo, foi apresentada na modalidade “Speaker’s Corner” no congresso de abrangência global – nesta edição realizado na cidade educadora que é referência na América Latina desde 1995 por suas Políticas Públicas voltadas às infâncias.

No evento, o apē se juntou à Delegação Brasileira, articulada pelo Instituto Cidade Escola Aprendiz, composta por representantes de iniciativas que discutem a Cidade Educadora no país, conectando uma rede nacional e permitindo a intersetorialidade de projetos.    À época do Congresso, em 2016, o Brasil possuía somente 17 cidades em seu território reconhecidas como Educadoras pela AICE (Asociación Internacional de Ciudades Educadoras), iniciada com Barcelona em 1994. Atualmente (2023), são 27 as cidades brasileiras pertencentes à rede. São Paulo é uma delas. 

O Congresso, como o próprio nome indica, reúne cidades de todo o mundo com experiências e projetos educadores inovadores e de referência que convidem a “pensar a cidade como um lugar de aprendizagens permanentes, de convivência e de diálogo; que promovam valores da cidadania democrática, nos proponham a viver juntos, aprender a viver com os demais, a participar, a cooperar para fazer suas cidades, com sua multiplicidade de atores e instituições, espaços educadores.” 

O tema apresentado e discutido em 2016 foi “Cidades: Territórios de convivência” visando a “construção de cidades mais justas apostando na convivência, na solidariedade e no respeito à diversidade, valorizando a igualdade de oportunidades e a integração social como princípios”. As discussões apresentadas contribuíram muito para a reflexão do grupo, reforçando o que já vinha sendo defendido na abordagem deste projeto.

Ano:         

2016 

 

Local:

Rosário
Argentina

compartilhar conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn