o apē

O apē – estudos em mobilidade surge em 2012 no ambiente universitário com o objetivo de debater o tema da mobilidade nas mais diversas formas, reunindo estudantes de cursos e universidades distintas. Desde 2014 fora do campus da USP, o grupo mantém a construção coletiva de conhecimentos sobre mobilidade urbana, cidade e educação integrando diversos profissionais e entidades. 

O apē (do tupi “caminho”) entende a cidade como território de aprendizagem, acredita na importância da discussão pública e no acesso à informação. Por isso tem como prática encontros de estudos abertos a todas as pessoas e que dialogam com os projetos educativos, de intervenção urbana e de consultoria técnica que desenvolve junto às instituições, órgãos públicos e outros grupos de ação na cidade. Ao longo de mais de 8 anos o grupo promoveu vários debates abertos sobre ações e pesquisas em mobilidade e educação, e apresentou os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais. 

quem somos

KIM_laranja
Artur Kim Shum

 

é arquiteto e urbanista formado na Universidade de São Paulo e especialização em inovação social pelo Instituto Amani. É integrante do apē - estudos em mobilidade desde 2016 e atuou em projetos de mobilidade junto a escolas, empresas públicas e organizações sociais. Atualmente trabalha com design de serviços públicos em projetos de parceria público-privada.

carol_laranja
Carolina Barreiros

 

é arquiteta (FAUP, Portugal 2013) e tem desenvolvido projetos sobre infâncias e acesso à cidade em diferentes instituições em São Paulo e Lisboa. É integrante do apē e coordenadora do programa Coop-erê da empresa de impacto social Erê Lab para viabilização de espaços de brincar públicos em colaborações entre sociedade civil, instituições privadas e públicas.

IsabellaArmentano_laranja
Isabella Maria Davenis Armentano

 é arquiteta e urbanista graduada em 2013 pela FAUUSP. Mestranda na área de Paisagem e Sociedade da mesma instituição, pesquisa práticas cotidianas e de sociabilidade em ruas paulistanas. Desde 2012, atua na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo e, atualmente, dirige a Divisão Técnica de Implantação, Projetos e Obras de parques municipais. Integra o apē desde 2014.

Júlia Anversa_laranja
Júlia Savaglia Anversa

é formada (2014) em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP e mestra (2020) em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela mesma instituição. Educadora do ape desde sua fundação, em 2012. Coordenou, entre 2015 e 2018, o Serviço Educativo do Museu da Cidade de São Paulo e desde 2018 atua no núcleo socioeducativo do Sesc Vila Mariana, no Programa Curumim.

Maria_F_laranja
María Fernanda Arias Godoy

arquiteta venezuelana (USB, Caracas, 2011) especializada em habitação e cidade (EC, São Paulo, 2014), e sociologia (FESPSP, São Paulo, 2017), com experiência em projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Mestranda em Paisagem e Ambiente na (FAU-USP, 2020); pesquisa a qualificação do espaço livre público a partir dos trajetos realizados pelas crianças.

Marieta_laranja
Marieta Colucci Ribeiro

é arquiteta e urbanista pela USP (2014) e integra o apē desde 2015, realizando atividades de descoberta da cidade com crianças e educadores. É facilitadora do projeto MOB.PI - Participação Infantil e Mobilidade Urbana, do CECIP (RJ), auxiliando municípios brasileiros no planejamento de suas cidades e intervenções urbanas a partir da perspectiva da criança.  

Mateus_laranja
Mateus Humberto

é engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP, com formação complementar em urbanismo e planejamento pela FAU-USP e EPFL (Suíça). Participou de organizações da sociedade civil e consultorias de transporte em projetos relacionados sobretudo à mobilidade urbana e habitação social. Começou em 2016 seu doutorado em sistemas de transportes pelo Programa MIT Portugal (Instituto Superior Técnico), em Lisboa.

Tayná_laranja
Tayná Nascimento Messinetti

é arquiteta e urbanista formada pela UFRRJ (2013), educadora do apē - estudos em mobilidade desde 2016 e pesquisadora na Prosa - Consultoria em Projetos Socioambientais desde 2017. Atua na cidade e no campo, integrando práticas de educação, mobilidade e gestão territorial. Já atuou em empresas de arquitetura, escolas da Prefeitura de São Paulo e organizações não governamentais.

também caminham com a gente

como participar

Todos os encontros do apē-estudos em mobilidade são abertos às interessadas e interessados em estudar mobilidade e educação. Nossos encontros são semanais e dividem-se em dois formatos que se complementam: uma semana é apēestudos e na outra é apēprojetos. As datas e os temas dos estudos, que costumam ser a porta de entrada para quem quer conhecer a dinâmica do grupo, são divulgados em nossas mídias sociais – @apemobilidade. Também é possível entrar em contato por e-mail – ape@apemobilidade.org – ou preenchendo o formulário ao lado.

ape@apemobilidade.org