CAMINHOS DO TATUAPÉ: CONECTANDO ESCOLAS PÚBLICAS E O MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO

Resumo: Projeto do apē - estudos em mobilidade promove articulação entre escolas de Ensino Fundamental do bairro do Tatuapé e o Museu da Cidade de São Paulo. Projeto contemplado pelo Edital CAU Educa nº 008/2022, realizado de maio a dezembro de 2023.

Tendo escolas públicas de ensino fundamental e um equipamento municipal de cultura e patrimônio, a Casa do Tatuapé, como centralidades do território, o projeto Caminhos do Tatuapé desenvolveu atividades teóricas e práticas de apropriação urbana pelas comunidades escolares, criando uma rede de compartilhamento dos potenciais educativos do bairro e da cidade.

A proposta contemplou formação de professoras/es de ensino fundamental de 38 escolas públicas da cidade de São Paulo e educadoras/es do Museu da Cidade de São Paulo, com 20h de atividades, além de ações práticas no território realizadas com cerca de 80 estudantes dos terceiros anos de uma das escolas parceiras do projeto, a EMEF Arthur Azevedo.

A formação, sediada no Museu da Cidade de São Paulo e aberta a ocupar espaços diversos em seu entorno, discutiu as potências e obstáculos da ampliação de práticas pedagógicas sobre, com a e na cidade. Tendo como base a metodologia desenvolvida pelo apē ao longo de seus anos de atuação, com 5 encontros presenciais, os temas foram desenvolvidos com ampla base teórica e exercícios práticos, através de abordagens participativas, transdisciplinares, lúdicas e adequadas às realidades locais. 

As formações proporcionaram a construção conjunta de conhecimentos sobre a educação no território, bem como de ferramentas para uso e apropriação da cidade pelas ações educativas desenvolvidas nas instituições. Durante o andamento do curso, três dos educadores participantes desenvolveram experiências com seus estudantes nas ruas, com resultados encorajadores.

Após o ciclo de encontros formativos, os aprendizados e conceitos discutidos foram colocados em prática, em dois encontros com as crianças da EMEF, nos quais exercícios de reconhecimento do território foram desenvolvidos em grupo. Após atividades em sala de aula para despertar o interesse pela jornada, as crianças saíram às ruas do Tatuapé para uma investigação sobre as pessoas com quem compartilham o bairro e a cidade.

Ano:
2023

Local:
Casa do Tatuapé e entornos

PARCEIROS:

CAU-SP (Parceria de Fomento)

Museu da Cidade de São Paulo

compartilhar conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn