ESCADARIA MAURO II

O projeto propôs juntar crianças do Projeto Curumim, da Escola Carandá e da Comunidade Mauro II, no Jardim da Saúde, para realizar uma ação de ocupação do território a partir de atividades lúdicas e participativas, tendo como ponto de partida a escadaria que conecta a comunidade à Av. José Maria Whitaker e seus espaços adjacentes. A avenida é destinada ao programa “Ruas de Lazer” aos domingos.

A partir do uso de ferramentas práticas como a caminhada, a escuta ativa, a observação e a memória, o território da comunidade Mauro II foi mapeado com crianças da região, acompanhadas de crianças da escola Carandá e do Programa Curumim do SESC Vila Mariana. O intuito, além da intervenção final, foi iniciar uma parceria entre a comunidade e as instituições envolvidas, reconhecendo o poder do diálogo na transformação do território e potencialização da sensação de pertencimento.

A Escadaria da Comunidade Mauro II une a Viela da Comunidade Mauro II (Rua Mauro) à Avenida José Maria Whitaker, na altura do número 2199, no bairro Vila da Saúde, São Paulo/SP.

Por onde passam pessoas a pé e motocicletas, a escadaria é um elemento marcante e importante para a Comunidade. Local de encontros e de conexões, é também a base para a Rua de Lazer Whitaker Mauro II: aos domingos esse trecho da Av José Maria Whitaker é aberto exclusivamente aos pedestres para eventos, esportes e encontros de lazer.

O projeto de apropriação e transformação da escadaria mobilizou educadores, famílias e crianças durante um processo que, ao longo de dois meses, incluiu diagnóstico, alinhamento de expectativas e intervenção lúdica com o apoio da comunidade e do artista João Guilherme, o “Cabeça de Xícara”.

 

O processo foi finalizado tendo como produtos a pintura da escadaria e fachadas adjacentes, pintura de piso com jogos e brincadeiras propostos pelas crianças e a execução de brinquedo com cordas na lateral da passagem. Além das intervenções, destaca-se a integração de diversas crianças da Mauro II, Carandá e Sesc Vila Mariana, suas famílias e a comunidade, no processo de pensar e fazer a cidade de maneira coletiva e atenta à participação das crianças.

Ano:         

2022

Local:

Escadaria da Mauro II, Rua de Lazer José Maria Whitaker

São Paulo – SP

PARCEIROS:

SESC Vila Mariana

Carandá Educação

Cabeça de Xícara

Comunidade Mauro II

Rua de Lazer José Maria Whitaker

Crédito das fotografias:

Educadoras/es do apē

compartilhar conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn