CENTROLUGAR

Centrolugar foi um laboratório colaborativo sobre os usos e afetos dos espaços públicos na região central de São Paulo realizado em parceria com o Museu da Cidade de São Paulo.

O Centrolugar foi um laboratório colaborativo de estudos e proposições para os espaços públicos do centro de São Paulo realizado durante o ano de 2014. Desenvolvido em parceria com o Museu da Cidade de São Paulo, o projeto teve início em janeiro e ocupou os espaços expositivos do Solar da Marquesa de Santos e do Beco do Pinto ao longo de quase seis meses.

Com o objetivo de mapear de forma afetiva os espaços da região central, foram propostos levantamentos utilizando diferentes materiais e perguntas, resultando em um conjunto de impressões, lembranças e desejos das pessoas que ali se reconheceram. 

Na abertura, uma Vaga Viva foi construída na rua do Museu, ampliando a calçada e oferecendo espaço de estar a quem por ali passava.

Cartões postais fragmentados foram os primeiros a instigar o público a responder “qual a sua relação com o centro da cidade” de maneira livre. As partes individuais reunidas mostraram quantas histórias cabem nas ruas, praças e equipamentos registrados na cartografia.

Já a pergunta “Como você se sente no centro da cidade?” foi respondida por meio de alfinetes coloridos em um grande mapa coletivo. O gradiente de cores, com o tempo, foi indicando sensações mais ou menos comuns em determinados espaços, especialmente naqueles mais destinados ao fluxo do que ao usufruto pelas pessoas.

“O que você vê e ouve no centro” foi o último levantamento realizado durante as atividades do Centrolugar. As pessoas foram convidadas a uma saída fono-fotográfica, uma caminhada com tempo para observar e registrar em fotografias e captações de áudio a diversidade de ocupações e movimentos que ocorrem na região.

O encerramento do laboratório ocorreu com a exposição do material coletado ao longo do tempo em um evento que ocupou o Beco do Pinto e o reabriu como a passagem que funcionava entre a Praça da Sé e o Parque Dom Pedro II, locais de intenso movimento na metrópole.

Ano:         

2014

Local:

Território do Centro
São Paulo – sp

PARCEIROS:

Museu da Cidade de São Paulo

 

compartilhar conteúdo:

Facebook
Twitter
LinkedIn